• Médico responsável: Fernanda Lima Saldanha — CRM 137765 | RQE 57092

Ultrassom da Mulher

Um espaço especializado apenas no diagnóstico por imagem para mulher: Ultrassom pélvico e transvaginal, Ultrassom das mama, Ultrassom de abdome, Ultrassom de Morfológico e Ultrassom de Tireóide.
Saúde DA MULHER

Ultrassom da Mulher

A Ultrassonografia é um método inócuo, indolor e não invasivo de produzir em tempo real imagens dinâmicas seccionais ou tridimensionais das estruturas e órgãos do interior do corpo.

Em virtude de ser um exame de realização muito simples, costuma ser usado para fins preventivos, diagnósticos ou como acompanhamento de tratamentos.

Através do efeito doppler, a ultrassonografia permite também detectar o sentido e a velocidade da corrente sanguínea em determinado segmento do corpo.

É o método ideal para examinar mulheres gestantes, durante o acompanhamento pré-natal, permitindo reconhecer o sexo do bebê antes do nascimento, bem como diagnosticar eventuais alterações morfológicas ou funcionais do feto, realizar intervenções intrauterinas e prever as que serão necessárias após o nascimento.

As imagens geradas pelo ultrassom podem ser captadas como fotografias ou como vídeos.

O exame é feito da seguinte forma: Passa-se um gel sobre a pele da região a ser examinada e sobre ele faz deslizar-se o transdutor que emite as ondas sonoras e as capta de volta. Ele também pode ser realizado por via intravaginal, onde com a mulher deitada, o médico introduz o transdutor pela vagina e capta informações das estruturas genitais superiores.

Exames mais comuns

A ultrassonografia pode ser realizada de praticamente qualquer parte do corpo. Alguns dos exames mais comuns são:
Ultrassonografia de abdome: Utilizada para avaliação do fígado, vesícula biliar, rins, pâncreas, bexiga, grandes vasos, retroperitônio e, mais excepcionalmente, trato gastrointestinal.
Ultrassonografia pélvica: nas mulheres ele é mais frequentemente usado para avaliar o estado do útero, trompas e ovários. Pode ser feito por via abdominal ou transvaginal.
Ultrassonografia transvaginal: utilizada para detectar uma série de problemas, tais como tumores, sangramento vaginal anormal, infecções, pólipos uterinos, infertilidade, dor pélvica e alterações da bexiga. Na gestação, podemos observar o batimento cardíaco do feto, detectar defeitos, sangramento, possíveis causas de abortos espontâneos, anomalias na placenta, gravidez ectópica ou verificar se o colo do útero se abre precocemente.
Ultrassonografia das mamas: utilizada para o diagnóstico, o acompanhamento e a realização de biópsias com agulha de lesões mamárias.
Ultrassonografia da tireóide: a ultrassonografia com doppler colorido de tireóide fornece informações sobre a glândula e seu respectivo fluxo sanguíneo.
Ultrassonografia obstétrica: realizada no acompanhamento da gravidez para avaliação do desenvolvimento do feto.
Ultrassonografia nas biópsias: guiar as agulhas de biópsias para seus alvos corretos.
Atendemos convênios médicos pelo sistema de reembolso de honorários médicos.