Dispositivo Intrauterino (DIU) e Sistema Intrauterino (SIU)
Hoje vamos falar sobre dois métodos contraceptivos, Dispositivo Intrauterino (DIU) e Sistema Intrauterino (SIU), que são sistemas ou dispositivos que devem ser inseridos por médicos, dentro do útero. A grande vantagem destes métodos é a comodidade posológica e a alta eficácia, que pode evitar uma gravidez durante 5 a 10 anos, dependendo do produto.
Ambos impedem a penetração e passagem dos espermatozoides, até o óvulo, mas a principal diferença é que o DIU é feito de cobre, um metal, e não possui nenhum tipo de hormônio, enquanto o SIU libera um hormônio dentro do útero, que além do efeito contraceptivo, o hormônio pode reduzir o fluxo menstrual.
O método deve ser inserido pelo seu médico e algumas vezes antes do procedimento de inserção, o mesmo poderá solicitar exames complementares, variando de caso a caso.
O procedimento de inserção é simples, rápido e costuma ser realizado no próprio consultório do médico, sem a necessidade de anestesia, porém pode causar um desconforto durante a inserção.
Consulte seu médico caso tenha interesse no método.
Comentário